Semana corrida, né gente. Quase chegando o Natal, muita coisa pra resolver e o que eu vi pelo Instagram foi muito amigurumi natalino e tretas da Fazenda. Nessa semana não teremos assuntos amigurumísticos, mas muito sobre o Instagram e outras redes sociais. Vamos lá!

TENDÊNCIAS PARA REDES SOCIAIS 2022

Na quarta fui a um evento sobre Tendências do Marketing Digital e Redes Sociais para 2022 do Rafael Terra e separei alguns pontos que achei bem interessantes para compartilhar com vocês.

INSTAGRAM SEGUIRÁ EM ALTA
O Insta segue sendo a rede com mais retenção e não vai sumir por causa do Tik Tok, como muita gente imaginou. Tik Tok segue crescendo em rirmo absurdo, mas são redes e públicos diferentes. Inclusive soube que o povo mais jovem está saindo do Tik Tok porque os pais estão chegando por lá. Dizem que fugiram para o Twitter, onde já são 40% dos usuários.

MENOS POSTS, MAIS RELEVÂNCIA
Finalmente o povo se deu conta que ficar postando só pra ganhar like enche o feed de conteúdo vazio. Até o Linkedin, que é uma rede que nunca exigiu publicações diárias para se comportar bem, desascelerou também.
Essa desaceleração não vale só para feed, vale também para stories. Nesta semana, o Rafael Kiso (@rkiso), da Mlabs, publicou que “até cinco stories por dia garante uma taxa de retenção de mais de 70%”, mas não são stories aleatórios, é preciso ter uma narrativa, por menor que seja.

TEMPO REAL
Com a volta do feed cronológico, as pessoas buscarão mais conteúdo em tempo real, ou seja, aqueles posts que não precisam de data e podem ser agendados correm o risco de serem dispensados. O Instagram busca com isso? Que as pessoas contem histórias. Isso lembra muito o Twitter, que é uma rede com feed cronológico e têm muitas histórias, inclusive eu posto prints de algumas nos meus stories.

MENOS HASHTAG
Há pouco tempo o próprio Instagram disse: usem de 3 a 5 hashtags, apesar de permitir 30. Já vi gente dizendo que o melhor é usar tudo, mas eu nunca gostei de hashtag, pra mim não trouxe o resultado que eu queria. Para 2022, a dica é: usem muito pouco ou não usem. Não vai mudar nada.

MAIS VÍDEOS CURTOS
Vídeos, como todo mundo sabe, seguem em alta, mas a cada dia mais curtos. E nada de introdução, vinheta porque se a pessoa não se impacta nos primeiros 2 ou 3 segundos ela passa o dedo e vida que segue. Foque em vídeos de até 30 segundos. Se tem canal no Youtube, aproveitem estes vídeos e coloquem no Shorts, que é formato de vídeos curtos e verticais do Youtube. Tem pouca gente fazendo isso, então vale a pena testar. Outro formato de vídeos curtos que está começando a ser explorado é o Idea Pin, do Pinterest. Além de Tik Tok e reels, os shorts e idea pins prometem crescer muito em 2022.

Teve muito mais coisas no evento, mas considero essas as principais e que vão impactar quem usa o Instagram para vender amigurumis, cursos e receitas.

DICA ALEATÓRIA DA SEMANA


Sigam o perfil da Virgínia Rodrigues (@rodriguesvirginia) no Instagram. Ela sabe muito de astrologia, é advogada criminalista, mas o que mais amo é a parte de linguagem não verbal. Por causa dela que estou lendo o livro “O que todo corpo fala”, de um ex-agente do FBI e que trata dos sinais que a gente emite inconscientemente com nosso corpo e o que eles significam. Ontem ela analisou o caso Sthe e Dynho, participantes da Fazenda, que terminou ontem (Rico ganhou!) e está nos stories, como muitas outras análises (pela imagem dá para ter uma ideia). É fantástico!

Por fim, falta 1 mês para o BBB! Boa semana e volto na sexta para desejar um feliz natal e contar umas tretas.