Receitas

Desde que comecei a fazer amigurumi eu crio as minhas receitas, mas até 2018 crochetava de um jeito diferente e as receitas que fazia não se adaptavam para quem fazia o amigurumi tradicional (99%).

Até que um dia percebi que crochetando como os 99% eu conseguiria fazer receitas que atingissem um público maior. Em 2019, quando dava aula presencial, criei muitas e receitas para as alunas desde o início de 2019 crio receitas para a Círculo.

Assim, tenho essas opções de receitas:

SESSÃO DE AMIGURUMI – plano de assinatura, com uma receita exclusiva por mês. Clique aqui para saber mais.

GRÁTIS – são receitas mais simples e que estão no Instagram @raquelmedeiros_koki.

CÍRCULO – receitas presentes nas apostilas, e-books e site da Círculo. Página com receitas em construção.

PAGAS EM PORTUGUÊS – acesse aqui https://space.hotmart.com/pt-BR/receitas-raquelmedeiros

PAGAS EM INGLÊS/ESPANHOL – algumas receitas são traduzidas para o inglês e vendidas na loja do Etsy www.etsy.com/shop/kokiamigurumi.

Uma coisa que me preocupa muito é a pirataria de receitas na internet. Os arquivos em PDF de receitas nacionais e internacionais são compartilhados livremente em grupos de Facebook e Whatsapp, em total desrespeito aos criadores das receitas. É um trabalho como qualquer outro confeccionar uma receita. E algo complexo: é preciso pesquisa, desenhar, escolher cores, fazer e desfazer mil vezes até acertar. Depois tem que fotografar, tratar imagens, formatar receita, testá-la para só ao final colocá-la à venda na loja.

O que as pessoas que compartilham indevidamente têm que entender é que ao comprar uma receita não está comprando a propriedade dela, mas uma cessão de uso, com limites definidos pelo criador. No meu caso (e de muitos criadores) proíbo o compartilhamento por qualquer meio (físico e digital) e de qualquer forma (doação ou venda). Também não permito a alteração de qualquer parte da receita e venda como se fosse uma nova receita. Permito a venda do produto pronto e peço que sempre dê os créditos para Raquel Medeiros.